Liderança Situacional


Em 1969, Paul Hersey e Kenneth Blanchard desenvolveram a teoria situacional de liderança no livro “Gestão do Comportamento Organizacional”.

Para os autores, os melhores líderes são aqueles que adaptam sua liderança à tarefa, às pessoas, às metas, ao projeto em mãos e as circunstâncias gerais.

A Liderança Situacional tem caráter flexível. Sendo, assim, capaz de se adaptar ao ambiente de trabalho e às necessidades da organização. Ela não se baseia em uma característica ou habilidade específica do líder.

Para os autores da teoria situacional de liderança, os líderes devem ter a percepção para entender quando mudar seu estilo de gestão. Além disso, notar qual estratégia de liderança se encaixa em cada novo paradigma. Para Hersey e Blanchard, não existe apenas um estilo de liderança que funcione para todas as situações.

A Liderança Situacional oferece uma alternativa à ideia de liderança “tamanho único”. Não se trata de encontrar o estilo de liderança perfeito, mas sim de liderar no caminho certo em cada situação.

A teoria situacional de liderança muda a conversa de “quem sou eu e como eu lidero?” para “quem são meus liderados e do que eles precisam para ter sucesso?”.

Quer saber mais sobre liderança situacional? Então, confira esta vídeo sobre o tema gravado pelo próprio Dr. Paul Hersey:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APM Terminals Suape inicia construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina

Segurança cibernética na era digital

Sistema de gestão WMS em terminal de cargas