Confira 9 dúvidas comuns relacionadas ao pré-embarque de cargas!

 Pular para o conteúdo

Confira 9 dúvidas comuns relacionadas ao pré-embarque de cargas!

O processo de pré-embarque é uma das fases mais importantes no transporte de cargas. Para que ele aconteça da forma mais assertiva possível, precisa ser realizado um amplo planejamento.

Esse planejamento deve considerar desde a condução logística, preparação da documentação, inspeção do carregamento e claro, o devido cumprimento de prazos (famosos deadlines de carga).

Basicamente, é no pré-embarque onde acontece a maior parte dos procedimentos para a exportação de cargas, ou seja, é fundamental que sua execução seja feita com êxito, do contrário, em casos mais graves, pode custar o cancelamento do embarque.

Quer saber mais como funciona o pr-embarque de cargas? Separamos as 9 dúvidas mais comuns sobre esse processo. Continue a leitura para conferir!

1. O que é o pré-embarque de cargas?

Como o próprio nome sugere, pré-embarque é a etapa que vem antes da exportação. Sendo assim, ao realizar as atividades de acordo com as normas e legislação vigente, este processo ajuda a prevenir gastos desnecessários e retrabalho para a empresa.

Deste modo, organizações que se aventuram no comércio exterior, precisam ficar atentas a todas as conformidades da realização de um pré-embarque bem feito.

Para visualizar melhor do que se trata essa etapa no processo de exportação, considere o seguinte exemplo no segmento de transporte marítimo: o pré-embarque é responsável por ditar como irá ocorrer toda a exportação. 

É nele que é feita a retirada do equipamento vazio, preparação de toda a documentação comercial e de frete. Ainda, é onde acontece o desembaraço aduaneiro e são resolvidas todas as questões de recebimento da carga ao seu destino.

2. Quem é o responsável por fazer o pré-embarque?

Negócios que precisam realizar tais processos, costumam ter parcerias com operadores logísticos. Nesse caso, vale considerar profissionais com experiência e expertise na área.

Já dentro da empresa, quem acompanha os processos de transporte junto ao agente de cargas, geralmente é uma pessoa no cargo de analista de exportação ou gerente de logística. 

Ele será responsável por gerenciar as tarefas, delegar obrigações e cobrar os resultados de todos os prestadores de serviços que estejam envolvidos – seja interna ou externamente.

3. O que significa Deadline de cargas?

Toda esta etapa do embarque é realizada com prazos, ou seja, deadlines. Logo, o operador logístico e seus parceiros devem contar com datas para cumprir sua programação e seus manifestos presentes no regulamento aduaneiro.

Para você que tem dúvidas sobre o que é deadline, trata-se do prazo em que o pré-embarque precisa ocorrer, o tempo máximo que tal operação pode levar – as datas e horários a serem cumpridos. Termo comumente usado no ramo logístico, e de suma importância para a desenvoltura do transporte.

4. Pré-embarque e logística é a mesma coisa?

Pré-embarque e logística é a mesma coisa?

Em termos simples, pode-se dizer que sim. No entanto, o mais correto é entender o pré-embarque como uma fase do processo de logística. Uma das mais fundamentais, como já enfatizado anteriormente, mas não a única. 

Contudo, se existirem erros no momento de pré-embarque, eles podem custar caríssimo quando detectados com a carga já em trânsito e assim prejudicar todo o decorrer do processo logístico. Por isso, é muito importante realizar esta etapa com o máximo de eficiência.

5. O que é ovação do contêiner?

Ter sob controle as questões de data e local de ovação do contêiner também são fundamentais para toda a desenvoltura do embarque. 

Mas o que é a ovação do contêiner? De forma simplificada, é o procedimento de acomodar a mercadoria dentro do contêiner para o transporte até o destino, com medidas de segurança e otimização de espaço.

A ovação do contêiner deve ser feita de forma totalmente adequada e bem organizada, por meio de máquinas e equipamentos específicos, de modo a reduzir a chance de a carga ser depreciada.

6. Por que é tão importante realizar um pré-embarque com eficácia?

Vale ressaltar que o pré-embarque é uma das etapas mais importantes do processo logístico. Logo, ao fazer corretamente essa fase do processo, tem-se a garantia de um transporte tranquilo da mercadoria, com taxas de risco baixas.

Assim, a empresa consegue evitar transtornos e gastos excessivos com a possível correção de falhas ou mesmo pagamento de multas.

7. Quais os documentos necessários para o pré-embarque?

Para fazer o pré-embarque de exportação, são necessários alguns documentos específicos. Tais documentos são precisos para garantir tanto a circulação de mercadorias no país de origem, quanto para o embarque ao exterior. Confira abaixo:

  • Romaneio de embarque: que em termos simples, é o documento que faz a discriminação das mercadorias embarcadas;
  • Nota fiscal;
  • Registro de exportação;
  • Certificados adicionais;
  • Conhecimento de embarque.

8. Documentação errada, e agora?

Saiba que quando ocorre a emissão errada dos documentos, isso é um problema nada agradável.

A documentação correta no pré-embarque é muito importante. Uma vez que documentos errados podem ser motivo para uma série de prejuízos.

Dentre algumas consequências da documentação errada, estão atrasos na entrega de mercadorias e penalizações legais, como multas e outros problemas no despacho aduaneiro. 

O ideal é que você ou o operador logístico faça checagens minuciosas para garantir que a documentação esteja em ordem antes de encaminhar a mercadoria para o embarque.

9. Qual a responsabilidade do gestor de comércio exterior no pré-embarque?

Analista de exportação ou gestor de comércio exterior, estes são os cargos mais comuns considerados para estarem à frente do controle de embarque de mercadorias. 

Ou seja, este responsável precisa saber todos os detalhes da etapa de pré-embarque, mas também ter a liderança necessária para delegar as respectivas tarefas aos envolvidos no processo.

Ter um follow-up regular junto ao agente de cargas é essencial para ter maior controle sobre as etapas e assim tomar decisões ágeis caso aconteçam imprevistos.

E então?

Neste conteúdo apresentamos 9 dúvidas comuns que profissionais de Comex têm em relação ao pré-embarque. 

Uma parceria eficaz e de qualidade na logística é primordial para que não só a operação de pré-embarque, mas as demais sejam realizadas de acordo com as normas e regulações do Comércio Exterior sem prejudicar o transporte da sua mercadoria!

Nesse sentido, caso você precise de ajuda para efetuar a logística da sua carga com segurança, eficiência e qualidade em todas as fases, clique abaixo, entre em contato conosco e solicite uma cotação de frete!

Solicitar cotação de operação aérea

Compartilhe nas Redes Sociais

Facebook
 
Twitter
 
LinkedIn

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APM Terminals Suape inicia construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina

Segurança cibernética na era digital

Sistema de gestão WMS em terminal de cargas