Novidades na declaração de imposto de renda em 2023

Introdução

Todos os anos, é importante estar atento às novidades na declaração de imposto de renda. Em 2023, há algumas mudanças que podem surpreender os contribuintes, especialmente aqueles que estão isentos de pagar imposto de renda, mas ainda assim têm retenção na fonte. Neste blog, discutiremos essas mudanças, bem como os prazos de entrega da declaração.

A tabela de progressiva do Imposto de Renda

A tabela de progressiva do Imposto de Renda é utilizada para calcular a retenção na fonte e determinar as faixas de tributação. No entanto, desde 2015, essa tabela não passa por atualizações, o que gera algumas distorções. No ano passado, por exemplo, houve uma situação no início do ano em que as pessoas que ganhavam até dois salários mínimos tiveram que pagar imposto de renda durante quatro meses. O governo realizou uma pequena correção na tabela, que foi vista como uma "gambiarra" para ajustar os valores da primeira faixa de renda das pessoas que estavam pagando pouco imposto. No entanto, é possível que haja surpresas este ano em relação a essa questão, principalmente para aqueles que estão isentos de imposto de renda, mas ainda têm retenção na fonte.

Isenção e prazos de entrega

No vídeo, também é mencionado sobre a isenção de imposto de renda para aqueles que ganham até dois salários mínimos. Foi feito um ajuste para que essas pessoas não precisassem pagar imposto de renda, a partir de um valor de R$2.212. Caso não fosse feito esse ajuste, pessoas com salários baixos estariam pagando imposto de renda retido na fonte. Quanto aos prazos de entrega da declaração, eles foram divulgados recentemente e vão do dia 15 de março até o dia 31 de maio. É importante que os contribuintes se organizem e preparem a documentação com antecedência para aproveitar os benefícios de entregar a declaração cedo, como a prioridade na restituição e a possibilidade de adiantar a restituição do imposto de renda.

Considerações finais

É fundamental ficar atento às novidades na declaração de imposto de renda, principalmente em um ano como 2023, em que houve ajustes na tabela de progressiva e mudanças nos prazos de entrega. Preparar a documentação com antecedência e entregar a declaração o mais cedo possível pode trazer benefícios, como receber a restituição rapidamente. Fiquem atentos para mais informações sobre a declaração de imposto de renda, que serão divulgadas em breve. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Não se esqueça de deixar seu like no vídeo e se inscrever em nosso canal para receber mais conteúdos sobre finanças. Caso precise proteger seu sofá de gatos e cachorros, confira o link do patrocinador abaixo. Um grande abraço e até o próximo vídeo!

Made with VideoToBlog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APM Terminals Suape inicia construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina

Segurança cibernética na era digital

Sistema de gestão WMS em terminal de cargas