Vea aí a Black Friday
A Black Friday é uma data de promoções e descontos que acontece na última sexta-feira de novembro, geralmente após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. A origem do termo é incerta, mas existem algumas teorias sobre como ele surgiu. Veja algumas delas:
Uma das hipóteses é que a expressão foi usada pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores tentaram manipular o preço do ouro na bolsa de Nova York e causaram um colapso econômico. Essa sexta-feira ficou conhecida como “sexta-feira negra” por causa dos prejuízos e da crise que se seguiu1.
Outra possibilidade é que o termo tenha sido cunhado por policiais da Filadélfia na década de 1960, para se referir ao dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, quando as ruas ficavam lotadas de pessoas e carros, gerando congestionamentos e acidentes. Os policiais chamavam esse dia de “Black Friday” por causa do caos e do trabalho extra que tinham2.
Uma terceira versão é que o nome tenha a ver com a contabilidade dos comerciantes, que nesse dia passavam do vermelho (prejuízo) para o preto (lucro), graças ao aumento das vendas. Assim, a “Black Friday” seria uma forma de celebrar a melhoria dos resultados financeiros3.
A Black Friday se popularizou nos Estados Unidos a partir da década de 1980 e se espalhou pelo mundo nas últimas décadas, chegando ao Brasil em 2010. Hoje, é uma das datas mais importantes para o comércio, tanto físico quanto online, e atrai milhões de consumidores em busca de ofertas e oportunidades. No entanto, é preciso ter cuidado e atenção para não cair em golpes ou falsas promoções. O Procon-SP, por exemplo, divulga uma lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores na Black Friday4. Além disso, é recomendável pesquisar os preços antes de comprar e verificar a reputação das lojas.
Comentários
Postar um comentário