Logística: Antes do Covid-19, Depois do Covid-19




Acordos comerciais irão prever clausulas pandêmicas, criando embates e debates jurídicos e desenvolvendo acordos bilaterais entre os diversos países.

A demanda por inovação tecnológica pressionar por processos automatizados e eletrônicos, e mesmo projetos sem a maturidade requerida serão executados no curto prazo.

Operadores logísticos aderem ao trabalho em home-office, e projetos de empresas remotas na cadeia logística irão se desenvolver. Especialistas e Consultores logísticos serão mais do que necessários.

As companhias aéreas (duramente afetadas pela redução dos passageiros) deverão apostar ainda mais em consolidações acionárias, aumentando a concentração do setor.

Companhias marítimas, embora já concentradas, deverão ampliar fusões e aquisições com o objetivo de reduzir a concorrência e controlar o fluxo dos containers e das saídas dos navios. Quanto maior o controle do setor maior a estabilidade dos fretes marítimos.

Muitos países concluirão que a cadeia de abastecimento não foi capaz de atender a toda demanda, e haverá (ou deveria existir) um movimento nos países para estabelecer regras internacionais mais simplificadas no combate a uma pandemia.

A logística do pós-Covid19 reduzirá burocracias aduaneiras de entrada, dificultará a saída de equipamentos médicos hospitalares, ampliará a concentração de setores, forçará a diversificação de fornecedores, criando empresas remotas e obrigando governos e empresas a estabelecerem regras bilaterais.


A logística sempre foi crucial, e fica confirmada a sua importância em tempos de grandes demandas. Tudo que envolve eventos globais a logística sempre será um ator importante.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

APM Terminals Suape inicia construção do primeiro terminal 100% elétrico da América Latina

Segurança cibernética na era digital

Sistema de gestão WMS em terminal de cargas